Controle de Qualidade

A clínica Sollen desenvolveu um setor de qualidade que tem como missão proporcionar o mais alto nível de qualidade, da maneira mais equitativa, ao maior número de pessoas, por meio da definição de políticas e práticas padronizadas e garantia da excelência dos processos e segurança do paciente.

A Acreditação ONA é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Recebemos o primeiro Selo de ACREDITADO ONA em Janeiro de 2017.

EM Abril de 2019 recebemos o segundo Selo de ACREDITADO PLENO ONA .

Melhorias na pandemia

• Foi instalado vidros de proteção na recepção da Clínica

• Distribuição de frascos (de bolso) de álcool gel para médicos e funcionários.

• No retorno do atendimento foi estipulada uma diminuição do atendimento para evitar aglomerações durante a primeira fase da pandemia. Somente um médico por período fez o atendimento com um intervalo mínimo de 30 minutos entre os pacientes para garantir poucos pacientes e acompanhantes na recepção e também para dar tempo de toda desinfecção das salas de exame e troca de paramentação da equipe.

• Retiramos talheres comunitários e distribuímos talheres individuais para cada funcionário.

• Entramos em contato com a administração do prédio e solicitamos a abertura das portas dos consultórios e distribuição de cadeiras alternadas nos corredores com identificação de cada sala para evitar aglomeração nas recepções.

• Criamos uma sala de paramentação.

• Distribuído máscaras PFF2 para as funcionárias que utilizam transporte publico.

• Colocado dispenser de álcool gel na entrada dos elevadores.

• Colocamos álcool spray nos banheiros para higienização do vaso sanitário antes do uso.

• Realizada a compra de EPIS tais como: máscara PFF2, aventais, Face Shields, gorro, luvas, álcool gel, m&

aacute;scaras brancas hospitalares, máscaras de TNT para pacientes e acompanhantes.

• Durante o primeiro mês da pandemia com o decreto municipal, a clinica parou o atendimento por um Mês e 13 dias, após esse período retornou com a agenda bem reduzida e para saúde financeira e também para não mandar funcionário embora ou reduzir carga horaria para usar auxilio do governo, foi adiantado as férias dos funcionários e no retorno realizado rodizio das funcionárias, diminuindo os plantões diários e também horas extras. Não foi necessário demitir ninguém.

Retenção de Talentos

As funcionárias são avaliadas pelas coordenadoras de setor e administradora de acordo com seu perfil de organização, agilidade e compromisso de acordo com os pré-requisitos estabelecidos.

Todos os colaboradores recebem a cada cinco anos duas premiações:

• Uma semana de descanso, sendo que não poderá ser dividida e inicia em uma segunda feira e termina no domingo.

• Quando se completa cinco anos recebe um aumento de 5% do salário.

• Quando se completa dez anos recebe um aumento de 10% do salário.

Avaliação de prestadores

Fazemos mensalmente a avaliação de todos os prestadores e com esta avaliação Realizamos a troca de um prestador por não cumprir com os pré requisitos estabelecidos. Fizemos o possível, mostramos as falhas, mas não tivemos como manter. Com isso fizemos o contrato com outro prestador em manutenção do ar comprimindo e vácuo e nunca mais tivemos que suspender exames por falta de ar comprimido e vácuo

Indicadores de Qualidade

  • Pesquisa de Satisfação
  • Controle de Neoplasias
  • Controle de Lixo Gerado
  • Controle de Eventos Adversos

Pesquisa de Satisfação

Para a Sollen estabelecer um canal de dialogo entre o cliente de maneira clara é uma maneira de medirmos a experiência do paciente/cliente, utilizando esta ferramenta para criação de valor tanto para o cliente quanto para organização.

Controle de Neoplasias

Tem como objetivo monitorar e garantir a entrega de resultados de anátomo patológico com diagnóstico de adenocarcinoma e carcinoma àqueles pacientes que necessitam rapidamente dar continuidade ao tratamento e não vieram retirar o resultado na clínica em até 30 dias.

Controle de Lixo Gerado

Como parte do PGRSS(PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DO SERVIÇO DE SAÚDE) fazemos um controle do lixo gerado. Também como melhoria, iniciamos a coleta seletiva de materiais recicláveis. Trocamos os copos descartáveis por canecas e garrafas.

Controle de Eventos Adversos

Este controle tem como objetivo registrar e tratar eventos e não conformidades. Tratativas de alguns eventos:

• Para minimizar os erros dos laudos melhoramos a ficha do paciente com desenho do estômago e intestino para que a técnica de enfermagem anote o número do frasco no local que foi colhido o anátomo e assim quando o médico faz o laudo ele segue essa folha e minimiza o número de erros por quantidade de frascos.

• Os lixos do prédio eram colocados na calçada causando sujeiras na rua, a clinica solicitou a compra e o condomínio comprou dois containers para coleta do lixo.